PÁGINAS

sábado, 31 de agosto de 2024

SEM DESCER AO NORTE EM DIA DE FESTA DE N.ª SR.ª MÃE DE DEUS

Volta de hoje foi a Norte, até à placa que anuncia onde termina a Povoação e começa o território Nordestense.  


Hoje deu-se início às festividades profanas da Padroeira da Vila da Povoação, Nossa Senhora Mãe de Deus, momento para relaxar depois da volta.


Terminou no Jardim Municipal da Povoação, em festa, este sábado de 31 de agosto.


Já manhã será o grande dia das festividade em honra da Padroeira da Povoação, naquele que se espera ser um dia em cheio.

domingo, 25 de agosto de 2024

DE VOLTA ÀS VOLTAS NA MAIOR DAS 9 ILHAS AÇORIANAS

Numa manhã agradável para dar-lhe ao pedal, o trajeto foi circular, bom acumulado, sendo o pior desta volta algumas partes de estrada que se encontram em lastimável estado, de resto 5*.


Depois de umas agradáveis férias na ilha de Santa Maria, a todos os níveis, este regresso às voltas de bicicleta maior ilhas dos Açores soube tão bem.


Foi uma boa volta de verão!

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

O QUE É BOM TERMINA MUITO DEPRESSA

As férias na ilha de Santa Maria terminaram. Costuma-se dizer, o que é bom acaba depressa. Acabou, mas valeu pela excelente camaradagem nas voltas efetuadas na primeira ilha a ser descoberta no arquipélago dos Açores.


foram bons momentos passados em cima dela nesta ilha de Bruma, sem dúvida, com boas memórias  para a posteridade.


Um agradecimento especial aos companheiros de estrada João Melo | Emanuel Melo | Rui Ricardo | Ricardo Afonso e Pedro Costa, que foram uma mais-valia nestes dias passados na primeira ilha dos Açores a ser avistada pelo navegador português Diogo de Silves, em 1427. O seu reconhecimento aconteceu no dia de Santa Maria, em agosto de 1431, por Gonçalo Velho Cabral, o seu primeiro capitão-donatário, advindo daí o seu nome.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

A SANTA BÁRBARA

Volta ao entardecer entre  Vila do Porto e Santa Bárbara, volta efetuada de forma relaxada, desfrutando do momento e queimando algumas calorias que também é preciso.


Com o calor que se faz sentir na “ilha do sol”, só mesmo ao entardecer se consegue efetuar um pedal mais fresco, mais calmo e com menos trânsito.


As estradas nesta ilha dos Açores, não são as melhores e encontra-se em mau estado de conservação, pelo que, há que ter alguma cautela ao circular.


Foi mais um bom pedal, que se pautou pelo relaxamento muscular em cima da bicicleta de estrada.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

QUEIMANDO OS ÚLTIMOS CARTUCHOS

Uma volta sem sair de Vila do Porto e de forma circular, aproveitando também algumas das ciclovias ali existentes, sendo um bom trajeto para ganhar ritmo de forma progressiva.


Última semana de férias e últimos pedais nesta ilha dos Açores mais a sul e mais a oriente, que apresenta um clima mais quente e seco, que contribui para uma maior aridez dos terrenos e secura da vegetação de tonalidade amarelada, sendo por isso também apelidada de Ilha do Sol.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

VOLTA À ILHA DE SANTA MARIA 2024

De férias na ilha do sol é o momento propício para a explorar em cima da bicicleta, bem como de entrar em contato com atletas conhecedores dos trajetos mais desafiadores desta encantadora ilha, aproveitando o momento para fazer novas amizades.


Este ano de 2024 tem sido bom de voltas e muito bom de contato com ciclistas 🚴🏻‍♂️ da ilha do sol.

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

APROVEITANDO MAIS UM DIA DA ILHA DE SANTA MARIA PARA PEDALAR

Todos os momentos em que se pode desfrutar de um pedal, há que aproveitar, e quando as oportunidades surgem não me faço rogado, pego na minha bicicleta e coloco-me na estrada.


Assim foi na véspera do feriado do 15 de agosto, uma volta moderada para fortalecer os músculos e manter a boa forma. 


Foi um bom treino para a volta de amanhã, que contará com ciclistas locais para um percurso completo à ilha de Santa Maria.

terça-feira, 13 de agosto de 2024

RECUPERAÇÃO

Depois de um pedal mais exigente, como foi o de ontem, há que recuperar de forma a não provocar uma lesão.


Foi num percurso de 42 Km, que me fiz mais uma vez à estrada na ilha de Santa Maria, sendo este um pedal onde o essencial é recuperar.


Tudo calmo e sereno em mais um dia pleno de verão na ilha do sol.


O treino de recuperação correu bem e já estou pronto para mais um desafio em cima da minha bicicleta, já amanhã.

domingo, 11 de agosto de 2024

VOLTA COM O CONTERRÂNEO JOÃO MELO

A volta deste domingo foi efetuada em duo, com o conterrâneo João Melo, natural da freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, Lomba do Loução, mas residente na Ilha de Santa Maria onde casou e constituiu família.


Esta volta matinal de domingo contou com um percurso no sentido inverso ao habitual, portanto fizemo-lo da forma mais difícil, ao redor da Ilha de Santa Maria. Só faltou para ser completa as descidas a todas as baías e a subida ao Pico Alto.


Depois de subidas exigentes, paramos em Santa Bárbara para refrescar o motor corporal num estabelecimento local, obtendo aí alguns registos fotográficos para a posteridade.

domingo, 4 de agosto de 2024

FOMOS À CAPELA DE N.ª SR.ª DE LURDES

Desta feita iniciamos a volta de domingo de manhã em trio, com inicio na avenida de Santa Maria, eram 09h00.


O lindo dia de sol que se fazia sentir logo de manhã, adivinhava-se uma volta difícil com o passar das horas em termos de temperatura e, assim foi, sendo necessária uma boa hidratação no decorrer do percurso.


Fomos a uma capela que fica lá no Norte, por estrada toda esburacada e mais aconselhável para bicicleta de BTT, mas com cautela lá a fizemos. A recompensa veio com a bonita vista que do cimo do adro da capela de Nossa Senhora de Lurdes se alcançava.