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segunda-feira, 10 de agosto de 2020

GRAVEL BIKE EM TESTE NA POVOAÇÃO

                           

Para competição, aventura ou apenas uma volta por aí. Com uma Bicicleta Gravel podes andar dentro ou fora de estrada percorrendo as mesmas distâncias que fazias com uma bicicleta de estrada.

O nosso colega Davide Medeiros pedalou por cá no “Mais Lindo dos Açores” sozinho, efetuando o seguinte percurso.

Furnas - Pedras do Galego - Salto do Cavalo - Lomba do Botão - Lomba do Pomar - Lomba do Loução (Alameda dos Plátanos) - Lomba do Alcaide - Vila da Povoação - Furnas.

Mais um teste na Gravel, confidenciando que está surpreendido com esta máquina que tanto faz estrada como terra com enorme facilidade e comodidade.

Tipos de utilização

Pessoas que não queiram ter duas bicicletas por falta de espaço em casa, que não queiram fazer um investimento tão avultado ou despender de tanto dinheiro na manutenção de duas bicicletas, podem passar a ter só uma (e por exemplo, ter mais um par de rodas com pneus de estrada montados), tanto saem para pedalar com os seus amigos para a estrada, como podem ir fazer um BTT de “estradão” com os amigos da bicicleta de montanha.

Embora uma gravel nunca seja uma bicicleta de estrada tão eficiente como uma bicicleta de estrada de raiz, ou tão eficiente como uma bicicleta de montanha de raiz, para os que fazem ambas as vertentes de uma forma mais suave (e quando dizemos mais suave, dizemos não fazer corridas com bicicleta de estrada, ou não fazer trilhos demasiado técnicos e corridas com a de montanha), este tipo de bicicleta será uma óptima opção.

Para os amantes do ciclismo de estrada que têm receio de pedalar na estrada pelo perigo de estar sujeitos a acidentes de viação, com uma gravel o mundo ganha outra dimensão, pois com uma gravel têm a geometria e uma posição próxima da bicicleta de estrada, podendo pedalar em segurança fora do asfalto e longe do trânsito.

Também para pessoas que gostem de fazer longas rotas ou viajar em navegação, este é o conceito mais adequado, pois as rodas e o tipo de geometria do quadro permitem andar rápido em estrada de asfalto, bem como em estrada de terra, além do facto de algumas gravel virem com o quadro preparado para receber suportes de bagagem ser outra vantagem para este tipo de utilização.

A utilização citadina é outra que se enquadra bem neste tipo de bicicletas, principalmente se for uma cidade portuguesa, com muito empedrado, subidas, descidas, buracos e outros obstáculos (apesar de estarmos a evoluir neste campo, como sabem, pedalar em algumas cidades portuguesas pode ser mais duro que um Paris-Roubaix ou um Tour de Flanders). Aqui mais uma vez o facto de virem preparadas para montar suportes de bagagem ou guarda lamas, também é óptimo para quem utiliza a bicicleta nas suas deslocações urbanas.


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