quarta-feira, 31 de julho de 2024

SUBIR QUE FAZ BEM AOS MÚSCULOS

Para quem acha que a ilha de Santa Maria é toda plana, mais uma volta que prova precisamente o contrário, foram 45,5 Km percorridos, com um acumulado 921 metros de subida. Muito bom para os músculos!


Saindo de Vila do Porto as subidas são uma realidade e há que enfrenta-las com garra de determinação em cima da bicicleta.


Fui ao Miradouro do Merendário, que se situa na freguesia de Santa Bárbara e onde se avista a Baía de São Lourenço. Uma volta magnífica!

segunda-feira, 29 de julho de 2024

MONTANHA EM SANTA MARIA

Foram poucos os Km que fiz hoje, mas foram intensos e debaixo de muito calor e humidade.


Sair de Vila do Porto, subir os Picos e regressar por Santa Bárbara, um trajeto de 25,9 Km.


As pernas ficam a arder logo no inicio e o fôlego começa a faltar, pois com o calor que se fez sentir a aumentar a temperatura corporal, a solução é abrandar para não arrebentar. 


Foi um bom treino nesta segunda volta de bicicleta na ilha de Santa Maria.

domingo, 28 de julho de 2024

1º DIA DE FÉRIAS DE VERÃO 2024 NA ILHA DE SANTA MARIA

Cheguei à ilha do sol na sexta-feira e já no domingo de manhã, peguei na minha Specialized Tarmac Elite de 2006, fiz-me à estrada com o intuito de desfrutar do bom tempo que se fazia sentir e de apreciar as bonitas paisagens.


De Vila do Porto à Baía dos Anjos, Praia Formosa e regresso por São Pedro, foi o percurso da volta inaugural deste verão 2024 na Ilha de Santa Maria.


A primeira paragens deu-se no miradouro com vista privilegiada para a Praia Formosa, um momento para relaxar, fotografar e observar.

sábado, 20 de julho de 2024

VALE DAS FURNAS O QUANTO ENCANTAS

Como é sempre bom um pedal ao vale das Furnas, uma freguesia encantadora, onde se sente o calor da terra, onde o cheiro a enxofre é intenso, onde o fumo das caldeira anuncia o poder da natureza.


O sentimento do ciclista em cada pedal é sempre diferente, nunca é igual, e até chega a ser surpreendente em certos dias.


Poder é querer e quando um ciclista que pode ele sempre alcança o que quer.


Mais uma volta ao glamoroso  vale das Furnas, mais um dia em que soube bem pedalar no meu concelho, aquele a que apelidaram do “Mais Lindo dos Açores”.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

AO PICO DOS BODES

Ainda a curar de uma gripe, uma volta de bicicleta ao entardecer para expulsar o restante do vírus.


Custa subir, mas só assim se vai ganhando a força desejável nos músculos.


Parar para ganhar fôlego, para captar imagens do belo que temos nas nossas estradas e do que a vista delas alcança.

segunda-feira, 8 de julho de 2024

COM BOM TEMPO O PEDAL SABE MELHOR

Quando despertamos para mais um dia e deparamo-nos com o céu limpo ao fim de semana, para um ciclista, o primeiro impulso é o de esboçar um enorme sorriso de alegria, esfregar as mãos de contente, depressa iniciar os preparativos para pegar na bicicleta e ir para a estrada desfrutar de tão boa condição atmosférica.

Quando nesta ilha o imenso céu está completamente azul, a contrastar com o verde da nossa vegetação, quer dizer que estamos em pleno dia de verão.