A todos que gostam e
apreciam a modalidade do ciclismo, continuação de Boas Festas e um Feliz Ano
Novo 2024.
E muitas *PEDALADAS* no novo
ano!
A todos que gostam e
apreciam a modalidade do ciclismo, continuação de Boas Festas e um Feliz Ano
Novo 2024.
E muitas *PEDALADAS* no novo
ano!
- Os velocípedes podem circular paralelamente numa via, no máximo de dois velocípedes, desde que a visibilidade e a intensidade do trânsito o permitam e que não causem perigo ou embaraço ao trânsito;
- A circulação deve ser feita pelo lado direito da via de trânsito, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente para evitar acidentes;
- Nas zonas urbanas, há que ter uma atenção especial com portas que se abrem repentinamente e crianças que podem surgir entre dois veículos;
Em véspera do grande festival de verão 2023 “Chicharro”, ao final da tarde, peguei na minha bicicleta e fui espreitar o andamento dos preparativos, bem como observar o movimento dos primeiros festivaleiros a chegar à Ribeira Quente.
Como seria de esperar, já dei com muita rapaziada nova a montar as suas tentas para pernoitar na pacata freguesia do concelho da Povoação.
Foto de: PVCbiketeam |
Uma volta matinal por esta
maravilhosa ilha de São Miguel com bom tempo, boa disposição e vontade de
desfrutar do momento.
Foram duas noites seguidas de festejos do São João, sexta-feira e sábado, seguindo-se aquele esperado momento da recuperação na estrada, em cima da minha bicicleta.
Foto de: Pvcbiketeam |
A manhã de domingo até que
se encontrava amena e convidativa a uma boa volta de bicicleta, por isso
não houve dúvidas, preparar, equipar e estrada com ela.
Na primeira hora de pedal tudo decorria maravilhosamente bem, até, que, ao chegar à freguesia de Furnas, as nuvens cinzentas começam a formar-se dando origem a um leve orvalho, orvalho este, que se tornou persistente até chegar a casa.
Hoje, uma volta de bicicleta
à freguesia da Ribeira Quente, podendo constatar o nível de perigosidade em que
ficou a estrada de acesso a esta freguesia do concelho da Povoação, tudo
provocado pela depressão Óscar. Cenário feio, muito feio mesmo.
A volta correu bem.
Foto de: PVCbiketeam | Início da Subida da Salga ao Salto do Cavalo | Carlos Lobão e Pedro Freitas |
Dali, seguimos rumo à freguesia da Salga, concelho de Nordeste. A Salga foi ponto de paragem para a toma de um cafezinho, para assim iniciar a longa subida ao Salto do Cavalo.
Para aliviar o stress só um bom remédio consegue reverter os impactos causados por deste trauma. Este remédio para mim é bem simples, barato e eficaz, só tenho mesmo de fazer uso do mesmo.
Pois aí está o meu bom remédio, nada mais, nada menos, do que a minha bicicleta.
No cume da Lagoa do Fogo | Carlos Lobão; Emanuel Cardoso e Pedro Damião Ponte |
Uma aventura daquelas que antes de se experimentar faz-se um bicho de sete cabeças, mas que na realidade não é nada disso, apenas é necessário adquirir força mental suficiente para seguir com o desafio de montanha em frente.
Assim foi, e a temida subida de montanha da Lagoa do Fogo correu bem.
Foto de: PVCbiketeam |
Para conseguir manter uma razoável forma física e dar continuidade com regularidade a bons e agradáveis passeios de bicicleta, há que treinar, há que persistir, mesmo para um amador é necessário manter o foco.
Foto de: PVCbiketeam |
Com um rolo interativo emprestado deu para perceber que esta alternativa é uma boa maneira de adquirir e manter a forma física. Dá para sair de uma sessão de treino todo “roto”.
Foto de: PVCbiketeam |
Final de tarde de sexta-feira, 5 de maio, encontrava-se agradável e convidativa a um passeio de bicicleta. Foi o que fiz!
Por estes lados, Povoação, por vezes torna-se difícil escolher o trajeto a seguir, porque as subidas são muitas e às vezes apetece evitá-las. Como é difícil evitar as subidas por este maravilhoso concelho, lá segui estrada a fora em direção ao Nordeste e, ao terminar a subida de aproximadamente 9 km, lá resolvi meter-me Tronqueira dentro.
Pedro Damião Ponte, Pedro Freitas, Bárbara Moniz e Carlos Lobão |
Não foi fácil esta volta com
saída da cidade da Ribeira Grande, pois as condições atmosféricas pregaram-nos
uma grande partida.
A meio do percurso o orvalho tornou-se nossa companhia e de seguida a chuva. Foi uma daquelas voltas de chegar todo, todo, todo, encharcado a casa.
Simplesmente para descontrair,
aliviar o stress e ir ganhando alguma resistência física, porque é preciso para
voltas mais longas.
O ar fresco e puro da Povoação é o ideal para de fazer um bom treino!
Foto de: PVCbiketeam |
Para fortalecer os músculos
das pernas, nada como fazer um bom treino de montanha e, a montanha está aqui bem
perto. Entrar e sair da Freguesia do Faial da Terra é sem dúvida um ótimo
treino.
Assim foi hoje. Com raça,
determinação e muita vontade de ultrapassar as dificuldades da altimetria.
Aproveitando o bom tempo
para dar um passeio de bicicleta à Alameda dos Plátanos, antes da Procissão do
Senhor dos Passos na Vila da Povoação.
Foto de: PVCbiketeam |
Sabe-nos bem pedalar aos domingos de manhã, ainda para mais quando vamos em grupo e com a intenção única de passear, de praticar um pouco de exercício físico ao ar livre em cima da nossa bicicleta, de conviver um pouco entre amigos, e de mantermos o espírito de união.
Hoje o ciclista José Correia teve azar já na saída da Lomba do Cavaleiro em direção às Furnas, a corrente da sua bicicleta rebentou e teve de voltar para trás. Coisas que acontecem.