segunda-feira, 8 de agosto de 2022

A MAIS DURA DE 2022

Foto montagem de: PVCbiketeam

O Emanuel Cardoso desafiou-me para um trajeto longo e exigente e lá fomos os dois cumprir mais um pedal de domingo de manhã, 7 de agosto de 2022.


Ponto de encontro foi nas Portas do Povoamento às 08h00.


A manhã apresentava boas abertas e algum sol a espreitar, muito agradável para pedalar. Saímos em direção à freguesia de Furnas e aí efetuamos a nossa primeira paragem para apreciar antiga levada e tirar algumas fotos. Completamos a volta às Furnas nas calmas antes de subir as Pedras do Galego em direção ao Burguete da Maia, seguindo a partir daí pela costa norte em direção à Vila de Nordeste.

Emanuel Cardoso na passagem pela freguesia da Salga

Pelo meio efetuamos uma segunda paragem para a toma de um cafezinho e para meter algo na boca e mitigar o esforço despendido até então. 


Depois de passar a freguesia da Salga, as condições meteorológicas começaram a virar e ao passarmos pelo miradouro Despe-te que Suas apanhamos os primeiros pingos de chuvisco.

Emanuel Cardoso a apreciar a beleza da Ribeira dos Cardeirões

Chegados à Vila de Nordeste mais uma rápida paragem para aconchegar o estômago  e tomar alguns suplementos para não faltarem as forças na subida de montanha rumo à Vila da Povoação. Mesmo ao iniciarmos a saída do Nordeste apanhamos uma grande pancada de chuva, ficamos encharcados ou melhor dizendo refrescados para melhor efetuar a exigente subida de montanha. Pelo caminho ainda enfrentamos serrado nevoeiro.


Já a descer para a Vila da Povoação, na passagem pelo miradouro do Pico Longo, mais uma valente pancada de água. 

Pedro Damião Ponte no cimo da temível subida para os ciclista 
neste caso fizemos o trajeto ao contrario e descemos

E assim foi esta volta com um total de 90,67 Km, com um ganho de elevação de 1.834 m e com 4h 44m de tempo em andamento, com algum sol, nevoeiro e chuva em pleno verão. 


Não foi fácil, até porque o andamento nem sempre foi de passeio e na reta final acabei por pagar por isso com as cãibras a quererem aparecer, tendo de moderar e gerir o esforço nos últimos Km.


Foi um exigente percurso, mas concluído com enorme satisfação antes das férias que já aí vêm e, que vão obrigar a uma paragem da bicicleta por um período pelos menos de 10 dias. Depois para reiniciar a que vão ser elas.





Sem comentários:

Enviar um comentário