quarta-feira, 28 de setembro de 2022

COM AS PERNAS EM FORMA É OUTRA COISA

Ao iniciar é difícil mas rapidamente torna-se num desafio aliciante e motivador para o ciclista que pretende manter-se em forma. 


Fui hoje efetuar um percurso de relevante elevação e que exigiu não só força física como também força mental. Seguir sempre em frente com garra e determinação é o foco principal para um ciclista que inicia um treino, de certa forma, exigente fisicamente. Exigente para quem não está em forma, bem menos exigente para quem está em forma e pretende melhorar os seus índices físicos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

MANTER A FORMA É IMPORTANTE

Entramos oficialmente na estação do outono na passada sexta-feira, 23 de setembro, verificando-se já que as horas de luz solar estão a diminuir, nota-se diferenças significativas anoitecendo bem mais cedo. Durante a semana só tenho oportunidade de pegar na minha bicicleta e ir para a estrada a partir das 17h30/18h00, por isso há que aproveitar quando as condições atmosféricas o permitam para ir treinando ao ar livre até ao escurecer. 


Hoje tinha programado assim que terminasse o trabalho dar uma volta de bicicleta na Povoação, mas estava a chover e segui viagem para Vila Franca do Campo. Em Vila Franca não chovia, o tempo estava bem melhor e fui rapidamente equipar-me para pegar na minha bicicleta de estrada para um rápido treino. Saí às 18h29 e fui até  Santa Cruz da Lagoa num percurso de 29,82 Km.

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

VISITA A SÃO PAULO

Em semana de festa em honra de São Paulo na paróquia da Ribeira Quente peguei na minha bicicleta e fui fazer uma visita à sua bonita Igreja. 


Sabia que esta freguesia do concelho da Povoação foi chamada de Ribeira Quente por nela desaguar a ribeira que atravessa o vale das Furnas, recebendo das sulfátaras a sua água quente. Deste modo, o topónimo deriva da água morna, proveniente das caldeiras das Furnas e da lagoa das Furnas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

TREINO NA ALAMEDA DOS PLÁTANOS

Depois de um fim-de-semana de festa de Nossa Senhora dos Remédios hoje foi dia de pegar na bicicleta para treinar, ou melhor dizendo, para passear de forma descontraída.


Subi pela estrada da Lomba do Loução encontrando a procissão da imagem peregrina de Nossa Senhora dos Remédios que se dirigia para o cemitério local, onde foi celebrada Eucaristia aplicada pelos defuntos desta comunidade do concelho da Povoação.

sábado, 17 de setembro de 2022

MAIS SUBIDAS DO QUE DESCIDAS

Eh… eh… hoje foi subir e mais subir num trajeto de apenas 32,32 Km com um acumulado de 806 metros, tudo isto dentro de portas, entre as Lombas dos Pós, Alcaide e Faial da Terra, efetuando o regresso via Alameda dos Plátanos e Lomba do Loução.


Procurando desta forma trajetos diferentes e com maior grau de dificuldade. 


Sim, é um desafio, mas é um daqueles desafios que ao chegar ao final digo para comigo mesmo, foi bom, foi diferente, deu para transpirar, foi durinho, mas foi bom.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

APANHAR AR PURO

Sair de bicicleta ao final da tarde e depois de um dia de trabalho para renovar energias e desfrutar do ar puro que nos rodeia é realmente muito bom, tão bom que após terminar a volta aquela satisfação torna-se mesmo agradável, de tal forma, que pensamos de imediato na próxima.


Entre a Vila, Lomba do Loução, Água Retorta e Lomba do Alcaide, foi uma daquelas voltas de bicicleta super agradáveis ao entardecer, no findar deste verão 2022, com bom tempo, sem vento e com paisagens de encantar qualquer ser humano.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

AO PEDAL ANTES DE IR AO CASÓRIO

Com boas abertas na manhã de sábado, 10 de setembro, dia de ir testemunhar a união matrimonial dos amigos kevin e Giuliana Bueno ao início da tarde, ainda houve tempo para pegar na bicicleta e ir para a estrada percorrer uns agradáveis Km.


O trajeto percorrido entre Vila Franca do Campo e Santa Cruz da Lagoa decorreu de forma tranquila, sendo um momento de exercício matinal descontraído, pois a tarde prometia ser de festa animada e longa.

terça-feira, 6 de setembro de 2022

VAGUEANDO PELAS LOMBAS

Hoje foi um treino de montanha pelas Lombas do Carro, Botão, Pomar, Loução e Alcaide, um percurso de colocar as pernas a “arder”.


Subidas íngremes e extensas assim foi o desafio deste trajeto, um trajeto bom para ganhar massa muscular e trabalhar a respiração. Haja pulmões.


Uma das vantagens de vaguear pelas nossas Lombas é sem dúvida o ar puro que nos proporciona, quanto mais alto nos encontramos mais puro e fresco é o ar que respiramos, e também a visão que nos oferece é qualquer coisa de impressionante.

sábado, 3 de setembro de 2022

APROVEITANDO PARA REJUVENESCER

Depois de terminar uma volta como esta fico com a sensação de uns 20 anos mais novo. 


Rotunda do Pópulo foi o ponto de de viragem, aproveitando o bom tempo que se fazia sentir para captar algumas imagens, pois estava convidativo a isso.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

APANHAMOS COM ELA

Primeiro dia de setembro e para batizar esta primeira volta do mês lá teve que aparecer a chuva.


Eu e o colega Emanuel Cardoso saímos da Vila da Povoação com boas aberta e até o sol, embora tímido, espreitava entre a nuvens. Fomos a Água Retorta e a meio caminho abateu-se um forte aguaceiro para nos encharcar. Faz parte deste desporto que é praticado 100% ao ar livre, só que ainda em época de veraneio não estávamos à espera desta molha. A verdade é que para aqueles lados a chuva é presença frequente.