domingo, 13 de novembro de 2022

TRANQUILIDADE E RELAXAMENTO


Com os sentidos apontados ao relógio para não falhar a hora do despertar, porque acordar a tempo e a horas é importante para estar no ponto de encontro à hora combinada. Assim é o bom ciclista que não dispensa o pedal ao domingo de manhã!


Com o outono a decorrer e o inverno a aproximar-se, nem sempre a vontade de saltar da cama de manhã é a mesma, mas há que contrariar, e, é aí, que ganham aqueles que têm verdadeiramente vontade de dar-lhe ao pedal.

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

EM TRIO POR RIBEIRA GRANDE E PONTA DELGADA

Uma vez mais para variar uma volta de bicicleta de estrada diferente na manhã de ontem, domingo, onde as condições meteorológicas foram cinco estrelas para andar de bicicleta. Desfrutar da modalidade do ciclismo com estas condições de tempo é mesmo top.


Com saída da cidade da Ribeira Grande fomos em trio percorrer de forma circular o concelho de Ponta Delgada, sendo este um trajeto que embora não efetuado muitas vezes pelos dois ciclistas PVCbiketeam, já começa a ser, de certa forma, um trajeto com reconhecimento de percurso mais acertivo. Ainda assim acabamos por conhecer uma via nova por forma a fugir do trânsito da perigosa estrada entre a Relva e a entrada para das Sete Cidades, sendo o nosso guia o ciclista Carlos Lobão, bem conhecedor deste trajeto.

domingo, 6 de novembro de 2022

UM DIA DE OUTONO BRILHANTE PARA ANDAR DE BICICLETA

Finalmente foi desta que fomos brindados com um dia daqueles mesmo bons para andar de bicicleta. A manhã deste domingo encontrava-se radiosamente brilhante, anunciando a olhos vistos bom tempo e despertando nos ciclistas que foram para a estrada motivação extra.


O ponto de encontro deu-de no Muro Branco na Lomba do Alcaide às 08 horas para efetuar o trajeto, pré definido, ao concelho vizinho do Nordeste.

terça-feira, 1 de novembro de 2022

AO CHÁ DAS 10H

E finalmente lá fomos hoje, feriado de todos os Santos, de bicicleta ao chá das 10h na fábrica de chá Gorreana. Era para ter sido no passado domingo, mas o mau tempo impediu.


Correu bem a volta de hoje a todos os ciclistas PVCbiketeam que compareceram à chamada, e isto é importante para manter o ânimo para as próximas voltas que já aí vêm, voltas onde reina a camaradagem e se fortalece a amizade entre todos.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

ÚLTIMA AO ENTARDECER

Foi esta a despedida das minhas voltas ao entardecer durante a semana, porque a partir daqui é esperar pela primavera e a mudança para a hora de verão para voltar a desfrutar das voltas ao final da tarde. De domingo em diante para além de anoitecer bem mais cedo, as estações do outono e do inverno não são convidativas a grandes aventuras, principalmente ao entardecer.


Para terminar uma volta à maior sala de visitas dos Açores, Furnas. Um bom trajeto que embora bem conhecido é sempre apetecível de se fazer.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

O QUE É BOM ACABA DEPRESSA

Tudo o que tem início tem um fim e o fim está bem próximo.


Os meus treinos semanais ao entardecer estão na sua reta final, talvez ainda consiga fazer mais um treino até sexta-feira, dependendo disso as condições meteorológicas. Vamos ver o que estas nos reservam.


No final da tarde de hoje o frio apertava, mas as boas abertas foram suficientemente animadoras para resolver equipar-me, pegar na minha bicicleta e ir para a estrada descomprimir.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

PARABÉNS FLÁVIO MEDEIROS

O ciclista amador PVCbiketeam Flávio Manuel Serodeo Medeiros nasceu a 25 de outubro de 1980 e está a festejar o seu aniversário.


Flávio Manuel Serodeo Medeiros é natural da freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, Lomba do Loução, concelho da Povoação. É possuidor de carteira profissional de guarda noturno e atualmente trabalha na área da eletricidade numa empresa Povoacense. O Flávio é um ser humano possuidor de muitas qualidades humanas e profissionais, afável, bom conversador, amigo, responsável, desportista de fibra, possui conhecimento geral em várias áreas, desde pedreiro a carpinteiro etc., portando podemos dizer que faz de tudo um pouco com primor e profissionalismo.

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

OS ÚLTIMOS TREINOS SEMANAIS

Pois é meus amigos, estão a terminar os treinos semanais por força da estação do ano que estamos a atravessar e por força da mudança da hora de verão para a hora de inverno.


Até poderia efetuar treinos noturnos na estrada, mas para isso é necessário vários factores para que seja possível, entre eles grande força de vontade, condições metrológicas favoráveis e acima de tudo disponibilidade, coisa que dificilmente terei.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

A TREINAR SUBIDAS

Foram poucos Km, mas foram intensos e durinhos para a musculatura, não fossem as nossas Lombas autênticas rampas de montanha desafiantes a qualquer ciclista.


Mais uma vez procurei as Lombas para um treino de subidas, treino este que embora mais exigente fisicamente me proporciona também agradável bem estar, pois o ar fresco e puro que se respira no cimo das Lombas é qualquer coisa de bom.

domingo, 16 de outubro de 2022

DE VOLTA ÀS VOLTAS COM SAÍDA DA RIBEIRA GRANDE

Mudar de ares de vez em quando é agradável e até motivador para quem gosta de alternar os seus percursos de pedal. Eu gosto! 

O amigo Carlos Lobão residente na cidade da Ribeira Grande, agora com mais disponibilidade para ir para a estrada, entrou em contacto comigo para combinarmos uma volta de bicicleta e, este domingo, lá fomos cumprir mais um percurso no qual se juntou o nosso amigo Emanuel Cardoso.


Ribeira Grande - Ribeira dos Caldeirões no Concelho do Nordeste foi o nosso percurso de hoje.

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

TREINO: HAJA VONTADE

Pegar na bicicleta para treinar no decorrer da semana é importante para manter um bom índice físico. Nem sempre a disposição é a mesma para ao final da tarde vestir o equipamento, preparar todos os adereços necessários e ir para a estrada. Depois de estar em cima dela e das primeiras pedaladas de aquecimento, aquela vontade de galgar Km surge de forma intensa e a partir daí não há nada que me aguente. 


Na indecisão de qual o trajeto que iria seguir, depois de feita a minha volta de aquecimento ao redor da Vila, fez-se "luz" e o foco passou a ser seguir em direção à freguesia de Furnas. E assim foi! 

terça-feira, 11 de outubro de 2022

SAÍDA PARA CAPTAÇÃO DE IMAGENS QUE TERMINOU EM TREINO

Saí para a estrada hoje com a finalidade de ir captar umas imagens com a GoPro na Lomba dos Pós, mas findas as captações de imagens o "bichinho" falou mais alto e acabei por ir bem mais além do que tinha planeado.


O final da tarde desta terça-feira encontrava-se amena e muito boa para a prática do ciclismo, então resolvi ir mais mais além do que tinha planeado.


Lomba dos Pós a cima, segui em direção a Água Retorta com a minha bicicleta de montanha num ritmo de treino acelerado, cortei para a estrada secundária das Eras e fui até ao desvio para o caminho dos Picos. Neste ponto voltei para trás e novamente na entrada do caminho das Eras deparo-me com três colegas PVCbiketeam parados a tomar folgo, a retemperar energias para o seu regresso e a comer umas barras energéticas. Eram eles o Aristides D'Amaral (Steve), o José Correia e o Miguel Cabral.

domingo, 9 de outubro de 2022

FOMOS PARA A ESTRADA AO NORDESTE (COM VÍDEO)

Foi a segunda volta PVCbiketeam após as férias de verão e com o bom tempo a premiar-nos nesta manhã de domingo de outono.


O ponto de encontro foi no Muro Branco às 08h00, sendo o trajeto proposto uma ida à Vila do Nordeste. E assim foi com 11 ciclista a corresponder à chamada.


Dos 11 ciclistas na estrada esta manhã nem todos desceram à Vila do Nordeste. Este é um trajeto com altimetria considerável e para quem está a recomeçar o pedal seria um esforço demasiado para a sua ainda baixa condição física. 

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

ENTRE AS LOMBAS DO ALCAIDE, LOUÇÃO E ESTRADA DE ÁGUA RETORTA

Mais um treino no decorrer da semana ao entardecer com a minha bicicleta de montanha, para um percurso curto e montanhoso pelas nossas Lombas.


Subidas e mais subidas é o que temos por aqui ao nosso redor, em tão poucos Km o acumulado em subidas é grande. Força mental e força nas pernas é o que é preciso.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

MAIS UM TREINO DE MONTANHA

Aqui bem perto, aqui ao redor, as montanhas são poderosas como belas e chegar até elas de bicicleta é um desafio para qualquer ciclista.


Sou um ciclista amador e vou-me desafiando de treino em treino, tentando progredir de forma controlada para em qualquer situação estar à vontade na estrada em cima da minha bicicleta.

domingo, 2 de outubro de 2022

DESCOMPRESSÃO COM OS COLEGAS PVCBIKETEAM (COM VÍDEO)

Hoje tive a oportunidade de ir para a estrada com os companheiros PVCbiketeam, grupo organizado que voltou à estrada depois de um verão muito morno no que diz respeito ao ciclismo, acabando as férias e da praia por colocar para segundo plano a bicicleta.


E foi em modo de descompressão depois da minha volta de ontem que fui com os meus companheiros ciclistas à Ribeira Quente e Furnas, num ambiente super agradável de confraternização e amizade entre todos.


A manhã encontrava-se muito sisuda e ameaçava chover, mas mesmo assim compareceram 9 ciclistas à chamada.

sábado, 1 de outubro de 2022

SOLITÁRIO NA ESTRADA

Neste sábado ao acordar e ao espreitar pela janela o estado do tempo, rapidamente surgiu aquela vontade de pegar na minha bicicleta para dar uma volta mais longa. E assim foi. Com indicação nas aplicações do tempo de bom tempo e constatando que estavam certas, comi, preparei os adereços habituais indispensáveis para um ciclista, vesti-me e rua com ela.


O trajeto foi surgindo mentalmente no decorrer do percurso e foi efetuado de forma circular. A altimetria foi aquele adversário chato para caraças e que exigiu um pouco mais de esforço físico. Na ilha em que vivemos não há muito por onde escolher, vamos para a estrada já sabendo bem o que nos espera, por isso há que estar minimamente preparado e mentalizado para ultrapassar as dificuldades que nos vão aparecendo.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

COM AS PERNAS EM FORMA É OUTRA COISA

Ao iniciar é difícil mas rapidamente torna-se num desafio aliciante e motivador para o ciclista que pretende manter-se em forma. 


Fui hoje efetuar um percurso de relevante elevação e que exigiu não só força física como também força mental. Seguir sempre em frente com garra e determinação é o foco principal para um ciclista que inicia um treino, de certa forma, exigente fisicamente. Exigente para quem não está em forma, bem menos exigente para quem está em forma e pretende melhorar os seus índices físicos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

MANTER A FORMA É IMPORTANTE

Entramos oficialmente na estação do outono na passada sexta-feira, 23 de setembro, verificando-se já que as horas de luz solar estão a diminuir, nota-se diferenças significativas anoitecendo bem mais cedo. Durante a semana só tenho oportunidade de pegar na minha bicicleta e ir para a estrada a partir das 17h30/18h00, por isso há que aproveitar quando as condições atmosféricas o permitam para ir treinando ao ar livre até ao escurecer. 


Hoje tinha programado assim que terminasse o trabalho dar uma volta de bicicleta na Povoação, mas estava a chover e segui viagem para Vila Franca do Campo. Em Vila Franca não chovia, o tempo estava bem melhor e fui rapidamente equipar-me para pegar na minha bicicleta de estrada para um rápido treino. Saí às 18h29 e fui até  Santa Cruz da Lagoa num percurso de 29,82 Km.

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

VISITA A SÃO PAULO

Em semana de festa em honra de São Paulo na paróquia da Ribeira Quente peguei na minha bicicleta e fui fazer uma visita à sua bonita Igreja. 


Sabia que esta freguesia do concelho da Povoação foi chamada de Ribeira Quente por nela desaguar a ribeira que atravessa o vale das Furnas, recebendo das sulfátaras a sua água quente. Deste modo, o topónimo deriva da água morna, proveniente das caldeiras das Furnas e da lagoa das Furnas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

TREINO NA ALAMEDA DOS PLÁTANOS

Depois de um fim-de-semana de festa de Nossa Senhora dos Remédios hoje foi dia de pegar na bicicleta para treinar, ou melhor dizendo, para passear de forma descontraída.


Subi pela estrada da Lomba do Loução encontrando a procissão da imagem peregrina de Nossa Senhora dos Remédios que se dirigia para o cemitério local, onde foi celebrada Eucaristia aplicada pelos defuntos desta comunidade do concelho da Povoação.

sábado, 17 de setembro de 2022

MAIS SUBIDAS DO QUE DESCIDAS

Eh… eh… hoje foi subir e mais subir num trajeto de apenas 32,32 Km com um acumulado de 806 metros, tudo isto dentro de portas, entre as Lombas dos Pós, Alcaide e Faial da Terra, efetuando o regresso via Alameda dos Plátanos e Lomba do Loução.


Procurando desta forma trajetos diferentes e com maior grau de dificuldade. 


Sim, é um desafio, mas é um daqueles desafios que ao chegar ao final digo para comigo mesmo, foi bom, foi diferente, deu para transpirar, foi durinho, mas foi bom.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

APANHAR AR PURO

Sair de bicicleta ao final da tarde e depois de um dia de trabalho para renovar energias e desfrutar do ar puro que nos rodeia é realmente muito bom, tão bom que após terminar a volta aquela satisfação torna-se mesmo agradável, de tal forma, que pensamos de imediato na próxima.


Entre a Vila, Lomba do Loução, Água Retorta e Lomba do Alcaide, foi uma daquelas voltas de bicicleta super agradáveis ao entardecer, no findar deste verão 2022, com bom tempo, sem vento e com paisagens de encantar qualquer ser humano.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

AO PEDAL ANTES DE IR AO CASÓRIO

Com boas abertas na manhã de sábado, 10 de setembro, dia de ir testemunhar a união matrimonial dos amigos kevin e Giuliana Bueno ao início da tarde, ainda houve tempo para pegar na bicicleta e ir para a estrada percorrer uns agradáveis Km.


O trajeto percorrido entre Vila Franca do Campo e Santa Cruz da Lagoa decorreu de forma tranquila, sendo um momento de exercício matinal descontraído, pois a tarde prometia ser de festa animada e longa.

terça-feira, 6 de setembro de 2022

VAGUEANDO PELAS LOMBAS

Hoje foi um treino de montanha pelas Lombas do Carro, Botão, Pomar, Loução e Alcaide, um percurso de colocar as pernas a “arder”.


Subidas íngremes e extensas assim foi o desafio deste trajeto, um trajeto bom para ganhar massa muscular e trabalhar a respiração. Haja pulmões.


Uma das vantagens de vaguear pelas nossas Lombas é sem dúvida o ar puro que nos proporciona, quanto mais alto nos encontramos mais puro e fresco é o ar que respiramos, e também a visão que nos oferece é qualquer coisa de impressionante.

sábado, 3 de setembro de 2022

APROVEITANDO PARA REJUVENESCER

Depois de terminar uma volta como esta fico com a sensação de uns 20 anos mais novo. 


Rotunda do Pópulo foi o ponto de de viragem, aproveitando o bom tempo que se fazia sentir para captar algumas imagens, pois estava convidativo a isso.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

APANHAMOS COM ELA

Primeiro dia de setembro e para batizar esta primeira volta do mês lá teve que aparecer a chuva.


Eu e o colega Emanuel Cardoso saímos da Vila da Povoação com boas aberta e até o sol, embora tímido, espreitava entre a nuvens. Fomos a Água Retorta e a meio caminho abateu-se um forte aguaceiro para nos encharcar. Faz parte deste desporto que é praticado 100% ao ar livre, só que ainda em época de veraneio não estávamos à espera desta molha. A verdade é que para aqueles lados a chuva é presença frequente.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

A QUEIMAR CALORIAS

Esta foi uma volta que iniciou fresquinha e terminou quente, com um sol radiante e super brilhante a queimar as orelhas no regresso. Desta feita uma ida à Vila da Povoação num percurso com 74,99 Km que deu bem para queimar as calorias a mais acumuladas.


O trajeto entre Vila Franca do Campo e a Vila da Povoação e vice-versa é bom de se efetuar, ganhamos massa muscular e alguma resistência, bem como vislumbramos coisas muito bonitas e que por momentos nos fazem esquecer o esforço despendido.

sábado, 27 de agosto de 2022

MUDAR DE ARES

Nas voltas de bicicleta é sempre bom ir mudando de ares ou seja de trajeto para que não se torne monótono, e é isso que procuro fazer com alguma frequência.


Ora para norte ora para sul lá vou eu procurando percursos alternados.


Desta feita ao chegar à cidade da Lagoa cortei para a freguesia dos Remédios, Cabouco e fui de encontro à cidade da Ribeira Grande, seguindo em direção à cidade de Ponta Delgada, regressando ao ponto de partida via sul.

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

2ª IDA PARA A ESTRADA DEPOIS DAS FERIAS DE VERÃO

E lá fui à minha segunda volta depois das relaxastes férias de verão sem tocar na bicicleta. O trajeto foi efetuado em sentido contrário ao anterior e onde no decorrer do percurso se visualizava de forma bem clara a nossa ilha vizinha, Santa Maria.


Aproveitando os dias antecedentes do regresso ao trabalho e o bom tempo, ir para a estrada é a melhor terapia que se pode ter para se iniciar o dia.


Terminada mais esta agradável e relaxante volta de bicicleta na minha querida ilha, posso afirmar que as restantes horas deste dia correram maravilhosamente bem.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

REGRESSO DEPOIS DAS FÉRIAS

Como sabe bem recomeçar depois de 10 dias de paragem para gozo de férias!


Excelente manhã de verão para pegar na bicicleta e efetuar um percurso de 51 Km com passagem pela maior sala de visitas dos Açores.


Nesta volta matinal propicia a pequenas paragens para registar a beleza envolvente, o forte sol que se fazia sentir acabou por ser um adversário que obrigou a uma hidratação constante, sendo a água um elemento essencial e indispensável a ter em consideração em qualquer saída de bicicleta. Se mantemos uma boa hidratação então quer dizer que a volta irá correr bem, se não, então quer dizer que as dificuldades vão acabar por surgir e ser mais um adversário a ter am conta.

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

A MAIS DURA DE 2022

Foto montagem de: PVCbiketeam

O Emanuel Cardoso desafiou-me para um trajeto longo e exigente e lá fomos os dois cumprir mais um pedal de domingo de manhã, 7 de agosto de 2022.


Ponto de encontro foi nas Portas do Povoamento às 08h00.


A manhã apresentava boas abertas e algum sol a espreitar, muito agradável para pedalar. Saímos em direção à freguesia de Furnas e aí efetuamos a nossa primeira paragem para apreciar antiga levada e tirar algumas fotos. Completamos a volta às Furnas nas calmas antes de subir as Pedras do Galego em direção ao Burguete da Maia, seguindo a partir daí pela costa norte em direção à Vila de Nordeste.

domingo, 7 de agosto de 2022

TERMINOU COM CHUVA

Foto montagem de: PVCbiketeam

A abundância a chuva nesta época de veraneio tem sido uma constante e hoje, sábado, 6 de agosto, não foi exceção.


Com um início de volta a subir as Lombas do Carro, Botão, descer a do Pomar, voltar a subir a do Loução, foi um aquecimento super forte. Depois seguiu-se uma ida ao miradouro da Ponta da madrugada.

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

NAS CALMAS

Foto montagem de: PVCbiketeam

Final de um dia de trabalho e o melhor relaxamento que se pode fazer é sem duvida pegar na bicicleta e ir para o caminho percorrer uns bons Km. Assim foi ontem, quarta-feira, 3 de agosto, com os colegas Emanuel Cardoso e Nelson Botelho.


Saímos sem destino previamente combinado e fomos estrada fora nas calmas a apreciar as nossas paisagens, os sons que a natureza nos oferece, sendo um remédio excelente para a mente, corpo e alma.

terça-feira, 2 de agosto de 2022

AGRADÁVEL PASSEIO MATINAL

Foto de: PVCbiketeam

Gradualmente os ciclistas amadores PVCbiketeam começam a marcar presença nas nossas habituais voltas matinais de domingo. Marcamos o ponto de encontro nas Portas do Povoamento às 08h00, comparecendo à chamada 6 ciclistas.


A manhã de domingo, 31 de julho, encontrava-se com boas abertas, sendo um agradável passeio entre a Vila - Ribeira Quente - Furnas - Vila.

domingo, 31 de julho de 2022

AO ENCONTRO DO ULTRAMARATONISTA

Foto montagem de: PVCbiketeam

No sábado, 30 de julho, o ultramaratonista Arsénio Santos tentou dar a volta à ilha de São Miguel em menos de 24h00, depois de outra volta à ilha concretizada com sucesso, desta feita lutava para obter um recorde.


Na sua passagem pelo concelho da Povoação fui com o Luís Narciso de bicicleta ao seu encontro com o propósito de o acompanharmos no seu percurso pelo "Mais Lindo dos Açores", dando-lhe aquele apoio e incentivo psicológico tão necessário em momentos tão desafiantes como este.


O Luís Narciso acompanhou o ultramaratonista até Água Retorta.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

HOJE FOI DURINHO

Foto montagem de: PVCbiketeam

Quando é duro e terminamos com satisfação, então quer dizer que valeu o esforço despendido, o corpo e a mente ficaram aliviados.


Na companhia do colega de estrada Emanuel Cardoso, o nosso trajeto efetuado ao final da tarde de quarta-feira, 27 de julho, foi de subida e mais subida, que deu para colocar a língua de fora. O mais importante é que correu bem esta volta de montanha ao entardecer.  

domingo, 24 de julho de 2022

ESTREIA DE PAULO PACHECO COM PVCBIKETEAM

Foto de: PVCbiketeam

A volta de hoje contou com um estreante, Paulo Pacheco, natural da Lomba do Cavaleiro, freguesia de Povoação, e saiu-se muito bem ao pedal.


O trajeto de hoje foi entre Água Retorta e a entrada do Agrião.

Fomos 11 ciclistas amadores PVCbiketeam na estrada.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

UM PASSEIO AO PICO DOS BODES

Momento de descontrair e abstrair depois do trabalho num passeio de bicicleta ao Pico dos Bodes.


O final de tarde de quarta-feira, 20 de julho, encontrava-se mais ou menos bom, pois este verão de 2022 mais parece outono e não nos tem premiado com lindos dias próprios da sua estação do ano, por isso foi aproveitar para realizar um pequeno passeio de bicicleta.


Saída da Vila - subida da Lomba do Loução - Alameda dos Plátanos (Madeira Velha) - Muro Branco - Pico Longo - estrada secundária das Cumieiras - redondo do Faial - Pico dos Bodes - Vila, foi este o percurso que percorri. 

domingo, 17 de julho de 2022

FOI DURO MAS FOI BOM

A volta deste domingo de manhã teve o seu ponto de partida na cidade da Ribeira Grande com os companheiros Emanuel Cardoso e Carlos Lobão.


Um percurso de estrada que contou com dois pontos de maior exigência física, as subidas da Várzea e das Sete Cidades.


Nunca tinha subido nem uma nem outra e o que posso dizer é que correu muito bem, melhor do que esperava. Antes de executarmos estas exigentes subidas fazemos sempre a coisa mais feia do que na realidade é. Correu bem!

domingo, 10 de julho de 2022

PÓS CHICHARRO

Hoje saímos em direções opostas, dois ciclistas foram para o lado sul (Pedro Damião Ponte e Romeu Pereira) e quatro foram para o lado norte (Emanuel Cardoso, Jorge Mota, Paulo Cardoso e Pedro Freitas), numa manhã tímida e com um manto de nuvens densas a cobrir-nos.


No percurso Ribeira Quente - Furnas após o encerramento da “Festa do Chicharro”, constatamos ainda muito movimento nestas duas freguesias do nosso concelho, muitos festivaleiros a recuperar da grande noite festiva.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

A CIRCULAR POR 5 LOMBAS

E lá vamos ter que nos habituar a um verão invernoso que em pleno mês de julho não há maneira de acertar e de nos premiar com bom tempo, com céu limpo, azul e brilhante.


Um passeio circular por 5 das 7 Lombas foi o percurso que efetuei quarta-feira, 6 de julho. Saída da Vila em direção à Lomba do Carro, Lomba do Botão, Pomar, Loução e Alcaide, num total de 22,88Km percorridos, com um ganho de elevação de 592 metros e com o tempo de 1 hora e 12 minutos. Foi um bom e relaxante treino!

terça-feira, 5 de julho de 2022

QUE VERÃO DE TRISTE!

Foto de: PVCbiketeam

A minha primeira volta de bicicleta do mês de julho não foi muito agradável, em pleno verão é uma tristeza o tempo que temos tido dia após dia, uma realidade que temos de saber conviver com ela, certamente fruto das alterações climáticas provocadas pelo homem.


E foi diante de um final de tarde de segunda-feira, 4 de julho, completamente nublado, frio e desagradável que persistentemente resolvi pegar na minha bicicleta para exercitar o corpo e relaxar a mente. 

sexta-feira, 1 de julho de 2022

DESPEDIR DO MÊS DE JUNHO

Foto de: PVCbiketeam

Com a finalidade de executar a última volta de bicicleta do mês de junho de 2022, fui ontem para a estrada em direção às Furnas. 


O tempo já não se encontrava tão agradável como o da passada quarta-feira e até uma penugem de chuvisco apanhei ao atingir o topo do Serrado dos Bezerros. 

quinta-feira, 30 de junho de 2022

QUANDO O BOM TEMPO APARECE, APETECE!

Foto de: PVCbiketeam

A manhã de quarta-feira, 29 de junho, dia em que se festeja São Pedro, começou tímida e com algumas nuvens a tapar o sol. Com o passar das horas essa condição foi-se alterando e as nuvens brancas deram lugar a um céu azul e brilhante com os raios do sol a proporcionarem muito calor. Foi uma tarde propicia a praia, piscina, a um bom mergulho, como também para realizar vastas e diferentes atividades ao ar livre.

terça-feira, 28 de junho de 2022

AVISTAR A LAGOA DAS SETE CIDADES

Foto de: PVCbiketeam

Uma volta maior a um lugar paradisíaco, assim foi a volta deste domingo de manhã com o colega e amigo Nuno Ferreira.


Finalmente bom tempo para podermos gozar de forma tranquila umas boas horas a pedalar pelas nossas estradas. Entre a cidade de Ponta Delgada e as Sete Cidades muito movimento, um constante passar de trânsito automóvel, exigindo redobrada atenção de nossa parte, pois somos o elo mais fraco na estrada.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

FUGIR DA CHUVA DO NORTE E SEGUIR PARA SUL

Foto de: PVCbiketeam

Realmente este primeiro dia de verão 2022 mais foi mais de inverno do que outra coisa, com chuva, vento e frio logo pela manhã, mantendo-se assim até ao início da tarde. A meio da tarde vieram finalmente as boas abertas e o sol para nos aquecer o corpo e a alma, um cheirinho a verão para não deixar mal este primeiro dia oficial da estação do ano mais aguardada pela maioria da nossa população. 

segunda-feira, 20 de junho de 2022

ENFRENTAR O SOPRO DO VENTO

Foto de: PVCbiketeam

A madrugada deste domingo, 19 de junho, despertou de mau feitio com algum vento e chuvisco à mistura. Por cá tem sido um final de primavera que mais parece inverno.


Progressivamente as condições meteorológicas foram tendo algumas melhorias com boas abertas e por volta das 09h17 arrisquei ir para a estrada, mesmo com algum vento que se fazia sentir.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

ENTRE MONTANHAS

Foto de: PVCbiketeam

O início desta volta de bicicleta ao entardecer foi a subir, aliás a bom subir, não dando muitas hipóteses de efetuar um aquecimento muscular prévio como deve ser. A saída da Vila deu-se a subir a inclinada Lomba do Pomar diante de um final de tarde agradável, onde o sol finalmente apareceu pujante e brilhante entre algumas nuvens e o céu azul. Concluída a primeira exigente subida, seguiu-se a segunda e mais longa da etapa, a subida da Lomba do Botão ao Salto do Cavalo. Correu bem!

domingo, 29 de maio de 2022

A MINHA 1ª GRANDE VOLTA DE 2022

Foto de: PVCbiketeam

Os anúncios das aplicações de meteorologia apontavam para um domingo chuvoso, mas até que a manhã esteve de boa feição, com boas abertas, o que permitiu ir para a estrada desfrutar de umas boas horas a pedalar pelas bonitas estradas da nossa ilha.


Quem corre por gosto não se cansa, pelo menos assim deveria ser, mas na realidade não é bem assim. O percurso previamente planeado foi um desafio imposto por mim, pois aumentar para o dobro os Km que habitualmente faço duas vezes por semana (40 Km cada) num só dia, acabou por ser uma aposta bem sucedida.