sábado, 26 de julho de 2025

TRAÍDO PELO VERÃO

A traição do verão é coisa para esquecer. O início do pedal com bom tempo e nada faria prever a companhia da chapinha e indesejável chuva, pronto, mas ela teve mesmo de fazer a sua visita e de me estragar o agradável pedal.


Depois de atingir uma certa altitude o que aconteceu? Chuva e vento para chatear e incomodar. Que “raiva”.


Assim foi a volta de hoje, bem molhada. 

sexta-feira, 25 de julho de 2025

NÃO FUI À PESCA FUI APRECIAR A PRAIA DO FOGO

Como depois de um dia de trabalho sabe bem pegar na bicicleta e ir para a estrada percorrer uns bons Km. Não fui à pesca, mas fui apreciar a bela praia do Fogo.

Uma volta à freguesia mais piscatória do nosso concelho, Ribeira Quente, ao entardecer, e que bem de soube este pedal.


No final desta volta uma enorme surpresa, pois aguardavam-se uma deliciosas fofas. Que delícia que foi esta combinação de pedal com a degustação desta doce iguaria tradicional da Povoação.  

quarta-feira, 23 de julho de 2025

VÉSPERA DA MOSTRA GASTRONÓMICA DE ÁGUA RETORTA

Com boa temperatura ambiente e com vontade de distrair um pouco, peguei na minha “laranjinha” e fui verificar se tudo a postos estava para a realização da XIII Mostra Gastronómica de Água Retorta, que decorre de 24 a 27 de julho.


Quem desejar degustar tradicionais sabores desta pacata freguesia do concelho da Povoação, não perca esta oportunidade, certamente que se vai deliciar.

domingo, 20 de julho de 2025

DEPOIS DA CHUVA PARAR VEIO O PEDAL

A volta deste domingo de manhã, 20 de julho, só se deu depois da chuva parar. Fui até ao concelho vizinho, Vila do Nordeste.


Foi uma volta durinha, pois ir ao concelho do nordeste e de lá regressar é sempre a doer, sendo a volta efetuada em 2 horas e 55 minutos.


Ao terminar as pernas latejam, mas a satisfação é enorme e estou sempre pronto a voltar a efetuar este difícil trajeto.

domingo, 13 de julho de 2025

À CAPITAL DO TURISMO

Furnas nesta estação do ano está sempre muito movimentada, não fosse ela apelidada de capital do turismo dos Açores.


O turista que vem em visita à nossa ilha, forçosamente desloca-se à maior “sala de visitas dos Açores”, porque se assim não for é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa.


O Miradouro Pico do Ferro encontrava-se, aliás como costume nesta estação de verão, bem movimentado. O turista, tal como nós residente, ali vamos para apreciar a deslumbrante vista sobre o vale das Furnas e sua lagoa.

domingo, 6 de julho de 2025

DEPOIS DO PASSEIO SÉNIOR HOUVE TEMPO PARA PEDALAR NA ILHA DE SANTA MARIA


Visita dos seniores da Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios à Ilha de Santa Maria, promovido pela Junta de Freguesia, da qual vim acompanhar para registar o momento para a posteridade.


Findo o passeio de dois dias, no terceiro tive oportunidade de realizar uma volta matinal de bicicleta com o amigo João Melo, que é natural da Lomba do Loução e que fixou residência em Vila do Porto, Ilha de Santa Maria.


Efetuamos a volta à Ilha sem descer às Baías (Anjos, São Lourenço e Maia).