quarta-feira, 21 de setembro de 2022

VISITA A SÃO PAULO

Em semana de festa em honra de São Paulo na paróquia da Ribeira Quente peguei na minha bicicleta e fui fazer uma visita à sua bonita Igreja. 


Sabia que esta freguesia do concelho da Povoação foi chamada de Ribeira Quente por nela desaguar a ribeira que atravessa o vale das Furnas, recebendo das sulfátaras a sua água quente. Deste modo, o topónimo deriva da água morna, proveniente das caldeiras das Furnas e da lagoa das Furnas.

Ir de bicicleta à freguesia da Ribeira Quente é sempre uma boa aventura, tendo apenas uma condição adversa aos ciclistas e que temos de ter bem em conta, o trânsito automóvel. Neste percurso o ciclista tem de ter atenção super redobrada, pois apanhamos de tudo na estrada, bons e maus condutores, sendo os maus o grande problema para um ciclista que é o elo mais vulnerável na via de circulação. As ultrapassagens rasantes dos carros ao ciclista são de uma insensibilidade e desrespeito pela vida humana inadmissíveis, existem regras bem definidas no código de estrada e há que respeitar a distância de segurança numa ultrapassagem, deixar uma distância de <1,5m> do ciclista que estão a ultrapassar. Todo o condutor, incluindo o velocípede, deve, sempre que não haja obstáculo que impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita e não aumentando a velocidade enquanto não for ultrapassado. 


Se todos cumprissem era bem fácil circular na estrada em segurança!



Também há a ter em conta uma regra básica para qualquer ciclista circular na estrada com maior segurança, simplesmente ver e ser visto. É importante que o ciclista vista roupa o mais visível possível. Também a bicicleta deve estar equipada de iluminação mesmo de dia, à frente (luz branca) e atrás (luz vermelha), luzes intermitentes que chamam mais a atenção dos condutores. 


Apesar de um susto ou outro este é um trajeto que gosto de fazer. Ir à Ribeira Quente acaba por ser sempre bom. É uma freguesia piscatória com gente afável, simpática, acolhedora, um local onde se pedala ralaxadamente junto ao mar, uma freguesia do concelho da Povoação muito visitada no verão pela sua praia, pelo seu festival "Festa do Chicharro", pelas festividades do seu Padroeiro, São Paulo, pela sua gastronomia, entre outras atrações culturais e religiosas que ali decorrem durante o ano.


Visite a freguesia da Ribeira Quente!



Sem comentários:

Enviar um comentário